quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Velas...

Está a aproximar-se uma temporada de festividades bastante importantes. Falo sobretudo do Natal e do
Imagem Microsoft ClipArt
Ano Novo, mas para algumas pessoas o dia de Todos os Santos ou, até mesmo, o Halloween, são dias em que a decoração inclui velas à mesa ou espalhadas pela casa. Muitas vezes eu mesma incentivo o uso de velas na decoração. Por isso, tenho a obrigação de fazer algumas recomendações a esse respeito:

    - Ainda que seja quase escusado, nunca é demais alertar para o uso de velas perto de crianças ou animais sem supervisão.
    - Atenção ao local onde se colocam as velas. Cortinas, toalhas ou qualquer artigo inflamável deve estar devidamente afastado.
    - De preferência deve-se colocar as velas em castiçais, pratos ou qualquer outro objecto não inflamável, e assegurem-se de que está estável.
    cuidado com as velas
    - As velas não devem nunca substituir a iluminação num jantar ou festa. Podem ser decorativas ou criar ambiente, mas não devem nunca substituir a luz eléctrica  por muito ténue que seja.
    - Ao comprar velas para por na mesa, esqueçam as velas de cheiro. Já aconteceu a alguma pessoas comprar velas com aroma agradável, mas quando se está  numa refeição, a mistura de cheiros torna-se insuportável, causando náuseas.
    - As velas numa festa com movimento, música e dança são um perigo. Cuidado onde as colocam.
    - Certifiquem-se que apagam as velas antes de sair de casa ou de ir para a cama.
    cuidado com as velas acesas- Nunca colocar velas próximas de bebidas alcoólicas destiladas.
    - Muito cuidado com velas dentro de objectos de vidro, que aquecem e podem provocar queimaduras.
    - As velas com decorações de plástico ou de outro material tem que estar sempre vigiadas, porque muitas vezes essas mesmas decorações são inflamáveis.
    - Cuidado com o transporte de velas. A cera quente pode causar queimaduras graves, por isso é melhor esperar que arrefeça ou transportar a vela num recipiente próprio.
    - Cuidado ao por a vela numa mesa onde as pessoas tem que se debruçar (ex. uma mesa com comida), nestes casos as senhoras com cabelos compridos podem ter um susto.
    - Resta alertar para os perigos do uso de velas em árvores de natal, arranjos de flores artificiais, em zonas onde há correntes de ar ou junto de combustíveis.

    A prudência é a melhor das amigas. Cuidem-se!!!

    terça-feira, 23 de outubro de 2012

    Tipo de serviço de mesa: à francesa...


    Hoje explico, de uma forma muito vaga, como é o serviço à francesa. Em primeiro lugar, quero dizer-vos que este é um tipo de serviço muito requintado, utilizado sobretudo em banquetes, festas especiais, embaixadas ou  em eventos que exigem um alto nível de protocolo. Por isso, não se sintam mal se em vossa casa não costumam receber assim, mas se algum dia quiserem experimentar, têm aqui as dicas.

    A disposição da mesa é, neste tipo de serviço, uma das questões mais importantes a ter em conta. Um verdadeiro serviço à francesa tem que ser exímio à hora de colocar os pratos e todos os utensílios necessários.

    De uma forma geral esta é a disposição dos pratos e talheres:
    dispor a mesa

    Há que ter em conta que são necessários entre 60 a 70 cm para cada pessoa e, deve-se deixar cerca de 30 cm entre cada convidado, o que requer necessariamente muito espaço.
    Por ser um serviço com tantas regras de protocolo, e para quem quer levar a sério as regras, talvez seja melhor colocar placement cards, ou seja, cartões com o nome de cada convidado indicando o seu lugar na mesa.

    O serviço também tem regras:
    1- O jantar começa a ser servido pela convidada principal à direita do anfitrião;
    2- Depois da convidada principal são servidas todas as outras mulheres à mesa terminando na anfitriã;
    3- Só depois de servir as mulheres, e pela mesma ordem, são servidos os senhores;
    4- Os pratos são servidos pelo lado esquerdo dos convidados e retirados pelo lado direito.
    5- Quando os convidados se sentam já deve haver água nos copos e pão no pratinho adequado.

    Na realidade há muitas mais regras, quer para o serviço quer para os convidados, mas creio que também que entre familiares e amigos não convém abusar, porque se não é habitual servir assim, podemos acabar por cair no ridículo. No caso de os vossos convidados não estarem habituados a este tipo de serviço, não imponham a etiqueta, porque as pessoas devem estar relaxadas e alegres para o convívio correr da melhor maneira. Além disso, quem recebe deve estar preparado para alguns "pontapés" no protocolo, porque afinal muito poucas pessoas estão familiarizadas com este conceito.

    sexta-feira, 19 de outubro de 2012

    Embrulhos...

    Olá. Hoje decidi criar uma nova rubrica: embrulhos.
    prendasPara mim a forma como um presente vem embrulhado diz muito sobre quem o oferece. Eu gosto de dedicar-me a embrulhar e a personalizar os presentes que ofereço, tal como a escolher o que vou oferecer. Muitas vezes nem precisamos de gastar muito dinheiro, basta escolher "aquela" prenda que sabemos que a outra pessoa vai gostar. Depois fazer um bonito embrulho só demonstra que dedicamos um pouco de tempo a pensar na pessoa a quem o vamos oferecer.
    prendasAdmito que nem todas as ocasiões exigem um embrulho muito pomposo: o melhor é reservar os modelos mais sofisticados para prendas de casamento ou de natal, ou para um aniversário com um número bonito. Mas, mesmo assim podemos sempre comprar um bonito papel ou aproveitar uma fita de tecido que temos lá por casa.
    Hoje deixo-vos um embrulho de aniversário que fiz para uma amiga (já com certa idade), no qual aproveitei a uma fita que tinha lá por casa (reparem nas fitas dos guardanapos da minha festa de aniversário!!!) e umas tiras autocolantes que comprei numa papelaria.
    Acho que ela gostou... do embrulho e da prenda!!!!

    quinta-feira, 11 de outubro de 2012

    Lanterna de Outono...

    Hoje deixo-vos uma manualidade muito fácil de fazer. Para fazerem uma lanterna de Outono necessitam de uma folha de papel de lustro, um frasco, cola universal, folhas do jardim e um tealight.

    fazer lanterna passo-a-passo


    Passo 1: Cortar uma tira de papel de lustro (a largura depende da altura do frasco), suficientemente comprida para dar a volta ao frasco.
    Passo 2: Colar as folhas no revés da folha (na parte mais clara), em toda a extensão da tira.
    Passo 3: Colar a tira de papel de lustro com a parte colorida para fora (as folhas ficam entre o frasco e a folha de papel). Colocar um tealight lá dentro e acender!
    E eis o resultado:

    luminaria


    Estas lanternas ficam fantásticas em saraus ou festas nocturnas, onde haja pouca iluminação. Além disso são uma solução óptima para reciclar frascos de vidro.
    Aproveitem a dica e organizem uma festa ao ar livre (se a chuva permitir!), façam uma fogueira, assem castanhas ou batatas doces, reúnam os amigos e brindem com agua-pé à luz das lanternas de Outono!!!

    Dica: esta técnica pode ser utilizada para outras ocasiões, basta substituir as folhas por corações (para o dia dos namorados) ou estrelas (para o Natal), por exemplo. O importante é que o papel não seja demasiado opaco para permitir que a luz crie contraste.

    domingo, 7 de outubro de 2012

    Ponche de Outono...

    Olá outra vez. Tal como vos tinha prometido, hoje trago um ponche de Outono para aquelas tardes ou noites frias que estamos em casinha com os amigos ou com familiares. Afinal, bem receber também significa oferecer algo que nos deixe aconchegadinhos e quentinhos por dentro.
    Então para este ponche quentinho, necessitamos:

      bebida de outono
    • 400ml de sumo de maçã
    • 50ml de amaretto 
    • 60ml rum 
    • 15ml de groselha 
    • 1 colher de chá de canela em pó
    • 2 colher de sopa de sumo de laranja
    • cascas de laranja
    • 1/2 romã
    • paus de canela
    1. Aquecer o sumo de maçã, sem deixar ferver, num tacho ou no microondas.
    2. Depois, já fora do lume, juntar ao sumo de maçã a canela, o amaretto, o rum, a groselha, o sumo de laranja e as cascas de laranja. Mexer bem com uma colher de pau.
    3. Em seguida trasladar a mistura a um jarro ou taça para servir e juntar as sementes da romã já separadas.
    4. Colocar em cada copo um pau de canela e servir enquanto estiver quente.
    Esta receita dá mais ou menos para 4 pessoas.
    Para quem gosta de mais açúcar, aconselho a juntar um pouco de mel ou açúcar de cana.
    Há quem goste de tomar esta bebida fria, mas eu considero que é muito mais saborosa quente.
    Dica: Para tirar as sementes da romã, o melhor é parti-la em quatro (primeiro com a ajuda de uma faca, mas depois de fazer uma pequena incisão, é melhor partir com as mãos ) e pôr dentro de água 10 minutos. Depois é muito mais fácil separar as sementes.

    Voltarei entretanto para mais novidades de Outono... até lá vão brindando!!!!!

    quinta-feira, 4 de outubro de 2012

    Contacto...

    Imagem do Microsoft ClipArt
    Olá. Hoje só passei aqui para dizer que estou sempre disponível para qualquer coisa. Já fui contactada algumas vezes por pessoas que passaram por este blog, que me pediram conselhos e/ou ajuda com determinado problema. Não tenho soluções mágicas, mas posso ter alguma ideia que vos possa ser útil. Nem que seja só para terem uma opinião. Se quiserem perguntar ou pedir alguma coisa deixem comentário.

    Estou a tratar de vos trazer algumas novidades para este Outono, mas vou dando noticias. Dêem também!!! Bjs