terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tipo de serviço de mesa: à francesa...


Hoje explico, de uma forma muito vaga, como é o serviço à francesa. Em primeiro lugar, quero dizer-vos que este é um tipo de serviço muito requintado, utilizado sobretudo em banquetes, festas especiais, embaixadas ou  em eventos que exigem um alto nível de protocolo. Por isso, não se sintam mal se em vossa casa não costumam receber assim, mas se algum dia quiserem experimentar, têm aqui as dicas.

A disposição da mesa é, neste tipo de serviço, uma das questões mais importantes a ter em conta. Um verdadeiro serviço à francesa tem que ser exímio à hora de colocar os pratos e todos os utensílios necessários.

De uma forma geral esta é a disposição dos pratos e talheres:
dispor a mesa

Há que ter em conta que são necessários entre 60 a 70 cm para cada pessoa e, deve-se deixar cerca de 30 cm entre cada convidado, o que requer necessariamente muito espaço.
Por ser um serviço com tantas regras de protocolo, e para quem quer levar a sério as regras, talvez seja melhor colocar placement cards, ou seja, cartões com o nome de cada convidado indicando o seu lugar na mesa.

O serviço também tem regras:
1- O jantar começa a ser servido pela convidada principal à direita do anfitrião;
2- Depois da convidada principal são servidas todas as outras mulheres à mesa terminando na anfitriã;
3- Só depois de servir as mulheres, e pela mesma ordem, são servidos os senhores;
4- Os pratos são servidos pelo lado esquerdo dos convidados e retirados pelo lado direito.
5- Quando os convidados se sentam já deve haver água nos copos e pão no pratinho adequado.

Na realidade há muitas mais regras, quer para o serviço quer para os convidados, mas creio que também que entre familiares e amigos não convém abusar, porque se não é habitual servir assim, podemos acabar por cair no ridículo. No caso de os vossos convidados não estarem habituados a este tipo de serviço, não imponham a etiqueta, porque as pessoas devem estar relaxadas e alegres para o convívio correr da melhor maneira. Além disso, quem recebe deve estar preparado para alguns "pontapés" no protocolo, porque afinal muito poucas pessoas estão familiarizadas com este conceito.

Sem comentários:

Enviar um comentário