quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Velas...

Está a aproximar-se uma temporada de festividades bastante importantes. Falo sobretudo do Natal e do
Imagem Microsoft ClipArt
Ano Novo, mas para algumas pessoas o dia de Todos os Santos ou, até mesmo, o Halloween, são dias em que a decoração inclui velas à mesa ou espalhadas pela casa. Muitas vezes eu mesma incentivo o uso de velas na decoração. Por isso, tenho a obrigação de fazer algumas recomendações a esse respeito:

    - Ainda que seja quase escusado, nunca é demais alertar para o uso de velas perto de crianças ou animais sem supervisão.
    - Atenção ao local onde se colocam as velas. Cortinas, toalhas ou qualquer artigo inflamável deve estar devidamente afastado.
    - De preferência deve-se colocar as velas em castiçais, pratos ou qualquer outro objecto não inflamável, e assegurem-se de que está estável.
    cuidado com as velas
    - As velas não devem nunca substituir a iluminação num jantar ou festa. Podem ser decorativas ou criar ambiente, mas não devem nunca substituir a luz eléctrica  por muito ténue que seja.
    - Ao comprar velas para por na mesa, esqueçam as velas de cheiro. Já aconteceu a alguma pessoas comprar velas com aroma agradável, mas quando se está  numa refeição, a mistura de cheiros torna-se insuportável, causando náuseas.
    - As velas numa festa com movimento, música e dança são um perigo. Cuidado onde as colocam.
    - Certifiquem-se que apagam as velas antes de sair de casa ou de ir para a cama.
    cuidado com as velas acesas- Nunca colocar velas próximas de bebidas alcoólicas destiladas.
    - Muito cuidado com velas dentro de objectos de vidro, que aquecem e podem provocar queimaduras.
    - As velas com decorações de plástico ou de outro material tem que estar sempre vigiadas, porque muitas vezes essas mesmas decorações são inflamáveis.
    - Cuidado com o transporte de velas. A cera quente pode causar queimaduras graves, por isso é melhor esperar que arrefeça ou transportar a vela num recipiente próprio.
    - Cuidado ao por a vela numa mesa onde as pessoas tem que se debruçar (ex. uma mesa com comida), nestes casos as senhoras com cabelos compridos podem ter um susto.
    - Resta alertar para os perigos do uso de velas em árvores de natal, arranjos de flores artificiais, em zonas onde há correntes de ar ou junto de combustíveis.

    A prudência é a melhor das amigas. Cuidem-se!!!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário