para dentro de casa. Estas flores, quando secas, podem ser quase tão belas como quando florescem. E podem durar anos!
O grande dilema é, muitas vezes quando cortar as Hortênsias para secar. Se as colhermos demasiado cedo elas vão ter muita humidade e vão demorar muito mais tempo a secar (o que é mau, porque vão perder parte da sua beleza). Se as colhermos demasiado tarde, vão ficar acastanhadas e não poderemos reter parte daquela cor azul ou rosa, típicas destas flores. O melhor será mesmo colher-las quase no final da época, quando estão plenamente floridas, e aquelas "bolinhas" que têm no centro começaram a abrir. Nesta altura ainda não devem ter perdido cor.
As Hortênsias quase que se secam por si mesmas, mas com este método durarão mais e vão reter mais a sua cor. É o método de secagem em que se usa água. Contraditório, não? Começamos, é muito fácil:
1º - Cortamos as flores deixando um caule com cerca de 40cm. Depois tiramos todas as folhas do caule.
2º Colocamos as flores numa jarra com água suficiente para, pelo menos, cobrir os caules até ao meio. Colocamos a jarra num lugar fresco, fora da luz solar directa. E depois somos pacientes e deixamos que a água vá evaporando (nunca ir juntando mais água!). Quando já não houver água na jarra as Hortênsias devem estar secas e prontas a ser usadas.
A água vai permitir que as flores estejam bonitas até ao dia em que realmente ficam secas. Uma das grandes diferenças deste método em relação ao tradicional de pendurá-las com a flor para baixo e deixá-las secar ao natural, é que, depois de secas, não vão quebrar tão facilmente.
Boas decorações!
Sem comentários:
Enviar um comentário