quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Uma mesa perfeita...

A mesa perfeita depende do gosto de cada um. Para uns tem que ser sofisticada, com cores fortes. Por outro lado, há quem prefira o conjunto de porcelana da avó, com frisos e florzinhas, enquanto outros preferem linhas simples e uma decoração minimalista. Há gostos para tudo e tudo é permitido desde que reflicta aquilo que queremos transmitir aos nossos convidados. Nestas coisas o céu é o limite, e podemos andar semanas a pensar numa decoração ou resolver o assunto num par de horas. Mas, para correr bem, independentemente do estilo, devemos estar atentos a alguns detalhes importantes:

detalhe de pratoOs guardanapos: como já puderam perceber para mim os guardanapos são deveras importantes. São a primeira coisa que os nossos convidados procuram e a primeira em que vão tocar. Desde a cor, à forma como estão dobrados, as decorações que podem ter, os lacinhos, ou até um chocolatinho. Para uma decoração zen podemos dobrar em flor de lotús, ou atar um raminho de lavanda a um guardanapo de linho para uma decoração campestre. Podemos atar guardanapos vermelhos com uma fita dourada para o natal ou com um saquinho de gomas para uma festa infantil. Prometo-vos que em breve encetarei tutoriais sobre a arte dos guardanapos... sejam pacientes.

talheres e pratosO serviço: creio que já disse aqui algures que às vezes não é preciso ter louça toda igual (ainda que ter um serviço igual para todos os convidados é o ideal e dá muito menos trabalho!!!). Com a combinação certa podemos juntar dois ou mais serviços de pratos desde que seja harmoniosa a distribuição e que juntos façam uma miscelânea agradável.  Os marcadores ficam sempre bem, seja em que material for. Porcelana, inox ou até palha, porque ajudam a criar um padrão e a uniformizar a mesa. Em relação os copos e talheres aconselho a não abusar na quantidade. Dois copos, um para a água outro para o vinho. O mesmo em relação aos talheres, um para a carne e outro para o peixe. Este conselho não  serve, claro está, para o tal serviço à francesa. Nesse caso usem e abusem do que têm e tirem o pó ao serviço completo.

flores para a mesaAs flores, as velas, os espelhos, etc.: sobre isto tenho falado bastante. Flores bonitas não muito altas para permitir que os comensais possam ver-se e falar entre eles. Velas com todos os cuidados que vos indiquei num post há algum tempo. E todas as decorações que entendam e que realizem o propósito da festa que pretendem.

As toalhas: com medidas idóneas para a mesa e isso de remendar com uma toalha diferente um canto da mesa que fica descoberto é "foleiro". Podem usar-se os caminhos ou os individuais sem toalha, desde que a mesa seja bonita e esteja cuidada. Senão podem ser usados por cima das toalhas e são ideais para esconder a junção das mesas.

Os detalhes: estes podem fazer a diferença. Desde as ementas feitas com cuidado aos cartões marcadores de lugar. Pequenos complementos divertidos que ajudam a concretizar um tema. Por exemplo: conchas, estrelas do mar e búzios se o tema for a praia; um mini manjerico com um verso para cada pessoa se for uma mesa de S. João; ou uma pequena coroa em cartolina dourada a servir de argola para guardanapos no dia de Reis... 


Sem comentários:

Enviar um comentário