sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bruschetta bar...

Ciao. Hoje falamos da bruschetta italiana. Para quem não sabe,  a bruschetta não é mais que pão (de boa qualidade) torrado, untado com azeite e esfregado com um alho cortado a meio. Isto é a base. Depois há as guarnições, sendo a mais popular a de tomate e manjericão.


Nos últimos tempos tem surgido, sobretudo no estrangeiro, a ideia de convidar amigos para um Bruschetta Bar. É óptimo, porque não sai demasiado caro e acaba por ser ideal para estas tardes de Verão, para um encontro casual e descontraído com os amigos. Trata-se torrar pão e colocar várias guarnições numa tábua de madeira, mesa ou tabuleiro e cada um prepara a(s) sua(s) bruschetta(s). Vejam esta imagen para perceberem melhor o conceito:

Delicioso não? 
Pois, neste tipo de refeições não pode faltar bom pão, bom azeite e alho. E depois há uma lista infinita de toppings que podemos por à disposição. Para nos mantermos fiéis à bruschetta italiana, eu recomendo:
- presunto cortado fino
- tomates (vermelhos, laranja, amarelos, verdes... de todas as cores, tamanhos e feitios)
- mozzarela fresca (já que em Portugal é extremamente difícil encontrar burrata, que é muito mais cremosa)
- pesto genovese (delicioso, vejam a receita caseira aqui)
- cogumelos grelhados
- queijo de cabra ou requeijão fresco
- folhas de manjericão
- anchovas
- tapenade (que é um creme de azeitonas provençal, vejam aqui a receita)
- rúcula
- salami ou outros enchidos
- pimentos assados
- molho de tomate caseiro (mais uma receita aqui)

Isto é só o princípio. Olhem para o vosso frigorífico e para a vossa dispensa e sejam criativos. Isso sim, tentem não usar molhos ou pastas comprados já feitos, porque depois deixa de ser rústico e perde bastante qualidade. A ideia também é esforçar-se um pouco!:)

Aproveitem esta ideia para celebrar com as pessoas que gostam, numa destas magníficas tardes de Verão, talvez à vinda da praia, com um copo de vinho rosé fresco ou uma cerveja geladinha. É a vossa escolha! Buon appetito!


1 comentário: