quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A propósito da laranja...


O meu último post tem merecido alguns comentários.

Laranjas e cravinho
 Algumas pessoas ficaram surpreendidas que não sabiam que a laranja é o fruto do Natal. E outras, tem encetado "acesas" discussões comigo porque dizem que em Portugal não são "meias" que se colocam na chaminé, senão "botinhas". Para mim são meias e serão sempre meias. Mas para quem quer que sejam botinhas, botinhas serão!!!

E a propósito da laranja deixo-vos esta imagem de um trabalho fantástico que encontrei na net. Não é meu, e não posso citar o autor porque parece que muita gente se tem apropriado da imagem, mas penso que é de uma senhora norueguesa que faz coisas fantásticas. Sai barato, nada mais que laranjas e cravinho, mas tem um efeito espectacular e um cheiro ainda mais incrível. Para ser sincera, tentei fazer isto em casa. Saiu penoso, porque resultou ser mais difícil do que parece. Mas quem quiser tentar tem abaixo o link que explica passo a passo em inglês e com fotos. E depois convido-vos a partilhar o resultado aqui no blog. Boa sorte!!!

http://make-handmade.com/2012/01/06/christmas-craft-ideas-fragrant-christmas-oranges/

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O que é que o Pai Natal vai deixar no sapatinho (ou meia)??? Uma laranja...

Imagem da Internet
Há, para quem não sabe, uma lenda que explica o porquê das meias de Natal penduradas na chaminé e o porquê a laranja se tornou, em alguns países, a fruta do Natal. Então foi assim:

  "Há muito, muito tempo, numa humilde casa vivia um homem com as suas três belíssimas filhas. Apesar da beleza das raparigas, nenhum rapaz queria enamorar-se de tão pobres criaturas, tal era a miséria em que viviam. E isto preocupava o velho e cansado pai, que temia o que viesse a acontecer quando chegasse o dia da sua morte. Só conseguia imaginar que as suas filhas, solteiras, sozinhas e pobres, seguiriam por maus caminhos, e que cairiam na desgraça e na vergonha.
  Na pequena aldeia onde viviam, comentava-se em todas as esquinas sobre o futuro daquelas raparigas. E durante uma dessas conversas entre comadres, São Nicolau passou e ouviu a história das meninas desamparadas. 
  São Nicolau achou de pronto que deveria ajudar a evitar tão negro destino. Porém, foi  advertido pelas comadres de que o pai tinha mau feitio e de que o seu orgulho nunca o permitiria aceitar ajuda 
Imagem da internet
alheia. Então, São Nicolau decidiu agir em segredo.
  Um dia, depois de anoitecer, e sem ninguém se aperceber, São Nicolau atirou três sacos de ouro através de uma janela aberta, fazendo pontaria certeira para dentro de três meias que estavam penduradas na lareira a secar.
  Quando, na manhã seguinte, o pai e as filhas se levantaram e encontraram os sacos de ouro ficaram extremamente felizes com a sorte que lhes tinha calhado. A partir desse dia, o destino daquela família mudou, e as três raparigas encontraram três maravilhosos esposos e viveram felizes para sempre."

Esta é a história que deu origem à tradição. Desde então, muitas crianças penduram as suas meias na lareira à espera de que São Nicolau não se esqueça de deixar uma prendinha. Nalgumas famílias, os pais das crianças começaram a colocar uma laranja dentro das meias para simbolizar o ouro deixado por São Nicolau.
Hoje em dia uma laranja é o que é, mas noutros tempos, sobretudo em tempos de guerra, uma laranja na meia era o melhor presente que uma criança podia receber. Quando procurei aprender um pouco mais sobre esta lenda, percebi que em alguns países da Europa central esta era uma tradição levada muito a sério. Houve tempos em que uma laranja era um tesouro. Felizmente, a tradição deixou de fazer sentido, mas creio que se perdeu a moral da história pelo caminho. Poder comer uma laranja era não só um verdadeiro regalo, como demonstrava uma enorme generosidade por parte de quem a lá punha (obviamente os pais). Creio que é algo que devemos pensar, nem que seja só por um segundo.
Imagem da internet
Contem esta história aos vossos filhos ou netos neste Natal, e expliquem-lhes que apesar de tudo o que se passa, ainda podem comer uma laranjinha.:)


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Quem gosta de bolachas????

pinheiro de bolachas
Pinheiro de Bolachas
Uma ideia muito rápida: façam bolachas em forma de estrela de vários tamanhos e depois vão empilhando da maior à mais pequena. Convém ir "colando" com algum creme ou chocolate. Terminem com uma estrela na vertical. Depois enfeitem com o que quiserem. Faltou-me açúcar em pó para fazer a neve...
Feliz Natal!!!

domingo, 15 de dezembro de 2013

Arranjo de Natal..

Na mesa de Natal não deve faltar um arranjo, ainda que pequeno, de flores frescas ou secas. Aqui fica uma ideia que não é muito dispendiosa.
arranjo de mesa low cost
Arranjo de Natal
A rena que vêem na foto era uma decoração para pendurar no pinheiro, custou 50 cêntimos. Fiz três arranjos iguais e coloquei as renas dando a sensação que iam em fila saltando uma a seguir à outra.
Só é preciso flores, uma jarra ou cesto, um pouco de arame grosso, esponja e um bonequito natalício do bazar chinês (como é o caso).
 Depois é só fazer um pequeno arranjo, colocar a esponja na jarra ou cesto, e no centro do arranjo espetar o boneco com o arame.
Fácil, não é???

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mesa cinza e preto...

Olá. Estou de volta...
arranjo para mesa
Arranjo com número de mesa
Desta vez quero mostrar-vos a decoração que fiz para a festa dos 60 anos do meu tio. Como foi em Novembro, a grande dificuldade foram as flores. Não há muita variedade nesta altura e neste mês as flores são especialmente caras.
ementa cinza preto e brilhante
Ementa
Gostaria de poder mostrar fotos com melhor qualidade, mas infelizmente, a sala estava escura e a câmara também não ajudava.

Escolhi para este efeito as cores preto e cinza. Fiz um arranjo tipo meia bola em mini-gerberas brancas com uma organza cinza na base e coloquei-as numa jarra estreita e alta para estar em evidência. No fundo da jarra coloquei pedras em acrílico transparente e colei três tiras de strass por fora.

pratos
Mesa
Para marcar as mesas, pendurei o número correspondente e contas de cristal dentro da jarra que suportava o arranjo.
A ementa, atada ao guardanapo cinza com uma fita preta, fiz de dupla folha. Por baixo, um papel cintilante prata, e por cima, a ementa impressa em papel engenheiro (com o detalhe de um brilhante pequenino colado).

mesa cinza e preto
Mesa
Para mim os brilhos, o strass e os espelhos fazem decorações fantásticas, mas sem exagerar!!! De repente poderia parecer uma festa de reveillon. É sempre importante ter em atenção a distribuição das cores. De uma forma geral, com as toalhas, os pratos, os guardanapos, etc, deve seguir-se esta distribuição: cerca de 70% de uma cor base (branco, bege, preto...), 20% de uma cor que é o tema (cinza, rosa, azul...) e 10% de brilhos ou espelhos. Isto não tem que ser rigoroso, mas dá para ter uma ideia.Para mim creio que tem resultado.
decoração cinza e preto
Detalhe Mesa
Este caso foi para um aniversário, mas vem aí a temporada de festas... inspirem-se!!!

Não queria deixar de frisar que, tudo isto, só foi possível graças à amabilidade dos que gerem  e trabalham no Restaurante "O Casarão" em Leiria. Além disso come-se lá muito bem. Recomendo!!!