quarta-feira, 5 de março de 2014

No melhor pano cai a nódoa...

.Olá. Hoje deixo-vos uma dicas sobre tirar nódoas. Nas festas acontecem muitas vezes acidentes que deixam marca nos nossos atoalhados. O ideal será levar à lavandaria, mas também há alguns truques que podem ajudar a resolver o problema em casa:

Imagem da Internet


  • Em primeiro lugar deve-se sempre tratar da mancha localizada e só depois lavar a toalha  ou guardanapo normalmente. Não se deve tratar a mancha imediatamente com água quente porque faz com que esta fixe mais rapidamente.
  • Um truque já velhinho, mas que em muitos casos funciona é aplicar um pouco de talco ou farinha numa nódoa de gordura. Esperar um pouco para que o pó absorva a gordura e depois escovar. Lavar normalmente.
  • Para manchas de café, deve-se aplicar um pouco de vinagre com um pano por baixo para absorver. Depois lavar normalmente. Para roupas brancas pode usar-se um água oxigenada em vez de vinagre.
  • Para manchas de xaropes à base de açúcar pode-se utilizar uma solução de 1 parte de álcool para 3 de água.  Depois lavar normalmente.
  • Já para as manchas de vinho tinto que tantas vezes deixam marcas, se a mancha ainda não estiver 
  • Imagem da Internet
  • seca podemos tentar diluir o vinho num pouco de leite. Se já está seca, devemos mergulhar a peça em água morna e depois só a parte manchada em vinagre branco.
  • Se as velas derramarem cera para a toalha devemos raspá-la com uma lâmina ou faca e depois colocar o tecido entre dois papeis absorventes e passar a ferro. No caso do derrame de cera ser muito grande, e antes de raspar a cera, colocar a toalha uns minutos no congelador. Assim a cera sai muito mais facilmente.
  • Se uma toalha branca tem uma nódoa amarela de um serviço anterior, devemos por a toalha de molho em água morna com um copo de bicarbonato de sódio e um bom punhado de sal. Dissolver bem na água e deixar de um dia para o outro. Depois lavar normalmente.
  • Para manchas de manteiga devemos aplicar imediatamente detergente da louça sobre a nódoa e depois lavar à temperatura mais alta que o tecido permitir.
  • Retirar pastilha elástica é simples. Basta passar um cubo de gelo no revés do lado em que estiver colada ou colocar no congelador.Tentar tirar o máximo possível com uma faca. Passar um pouco de clara de ovo  no lugar da mancha, deixar secar um pouco e lavar normalmente.
  • Nos guardanapos, muitas vezes as senhoras deixam marcas de batom. Basta pressionar a zona com um algodão embebido em álcool e lavar como sempre.
  • Remover manchas de chocolate por vezes é difícil. Primeiro devemos raspar todo o excesso (se não estiver seco, podemos por a toalha uns minutos no congelador). Depois pôr o revés da nódoa debaixo da torneira de água quente. Depois esfregar gentilmente a nódoa em detergente liquido para a roupa. Por último, colocar a parte que tem a nódoa de molho em leite durante uma hora mais ou menos. Lavar normalmente.
  • Imagem da Internet
  • Muitas flores, como os lírios, mancham os tecidos com pólen. Para remover estas manchas o primeiro a fazer é sacudir, nunca esfregar! Não devemos limpar com um pano ou escova, porque isso só vai fazer que o pólen penetre mais no tecido. Depois podemos tentar tirar mais um pouco com fita-cola, premindo um pouco e descolando suavemente. De seguida colocar ao sol durante umas horas, e normalmente o pólen desaparece como por magia.
  • Nas nódoas de frutos vermelhos, como amoras ou groselha, devemos colocar uma rodela ou sumo de limão. Enxaguar e repetir se necessário antes de lavar normalmente.
  • As mancha de molho de tomate devem ser tratadas da seguinte maneira: molhar em agua fria o quanto antes e depois colocar amido de milho no local e deixar até que fique seco. Depois escovar bem o tecido e lavar. 
  • Ter em atenção o seguinte: depois de lavar as toalhas ou os guardanapos devemos deixar secar naturalmente e não pôr a secar na máquina. Isto porque, quando estão molhados, os tecidos podem aparentar não ter manchas e depois de secos elas voltam a aparecer. Se as secarmos na máquina os resquícios de sujidade vão secar e fixar-se e então vai ser muito mais difícil removê-los. 
Tenham sempre em atenção o tipo de tecido e o que podem usar ou não. É certo que existem muitos 
Imagem da Internet
aditivos para a remoção de nódoas e químicos fortes que podem ajudar. Mas, com este post, eu quis dar a conhecer técnicas caseiras (que podem ser falíveis), mas que podem ser praticadas de imediato com produtos que normalmente todos temos em casa, evitando assim outros gastos adicionais.
Espero ter sido útil!